O certo é que com toda a estrutura de lazer, comercial, hoteleira e de eventos, o que mais os turistas buscam em Balneário Camboriú são as praias. Do lado norte da cidade, as praias têm um acesso mais complicado, pois estão encravadas em encostas e áreas privadas, porém na região Sul, os destaques vão para as praias margeadas pela Rodovia Interpraias, construída no final dos anos 90 para melhorar o acesso a praias como Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho e a Praia do Pinho, primeira praia de nudismo do Brasil. A Interpraias nasce no bairro da Barra e termina na praia do Estaleirinho, divisa com Itapema.
A Praia de Laranjeiras é a segunda mais procurada depois da Praia Central. É a única com águas totalmente calmas. Lá é possível a prática de esportes náuticos e também se concentra uma boa quantidade de restaurantes especializados em frutos do mar. A partir de 1999, a Laranjeiras virou também ponto de desembarque do bondinho aéreo, do Parque Unipraias, equipamento turístico privado muito procurado pelos turistas.
Na ponta norte de Balneário Camboriú está a Praia dos Amores. Separada da praia central pelo Morro do Careca e da Praia Brava por um rio, a Praia dos Amores é cosntituída predominantemente por casas e pouco comércio. Existem diversos bares de frente para o mar e é umas das áreas mais belas de Balneário Camboriú.